Terceira revolução industrial

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Terceira revolução industrial by Mind Map: Terceira revolução industrial

1. 2) A revolução

1.1. A evolução da aviação, a melhoria no navios de grande porte e na comunicação consolidam a globalização.

1.1.1. Ocorre na metade final do século 20, principalmente no EUA e no Japão. Sua diferença é o fato de estar ligada ao desenvolvimento de indústrias de tecnologia de ponta (informática e telecomunicação).

1.2. Surge o meio técnico científico informacional, formado por altas tecnologias como: rádio, tv, celular e internet. A distribuição de tais é muito desigual, já que nos países de maior desenvolvimento a produção está concentrada, gerando intensos fluxos financeiros internacionais.

1.2.1. O petróleo ainda é a matriz energética, mas no final de 1970, diminui com o surgimento da energia nuclear, solar e éolica.

2. 1) Aspectos transitórios

2.1. Pós guerra, bipolaridade geopolítica (capitalismo nos EUA e socialismo Soviético), disputa bélica e espacial e a modernização da tecnologia.

2.2. Países desenvolvidos passam a exporta tecnologias e importar os lucros (produzidos com mão de obra barata). Surgem os NIPs (novos países industrializados.

3. 3) Toyotismo (pós - fordista)

3.1. Bastante automatizado, os operários trabalham em equipes, há exigência de especialização, surge o tele-trabalho (home office) e com isso a flexibilidade. Visa produzir mais com menos custos.

3.1.1. Não é raro encontrar trabalhadores mantidos em condições análogas à escravidão.

3.2. Impactos: desemprego estrutural devido a mecanização. Adoção da terceirização (uma empresa contrata outra para a prestação de serviços com limpeza, manutenção e entregas).

3.2.1. Fatores locacionais: fragmentação das indústrias (cada etapa em locais com melhores vantagens) sede - menores impostos, fábrica - baixos salários, escritórios - qualidade de vida maior. Sustentabilidade: por um lado industrias se localizam perto de locais de despejo de lixo e sucata pois eles podem servir com matéria prima barata e por outro indústrias muito poluentes procuram ligarem com menos fiscalização

3.3. Produção: just in time (de acordo com a demanda) evitando os grandes estoques. A padronização é substituída pela customização pois gera mais lucros.

3.3.1. Obsolescência perceptiva: troca recorrente do aspecto visual dos produtos (novos designs e modelos) Obsolescência programada: após determinado tempo, aparelhos eletrônicos não funcionam corretamente ou não recebem atualizações, induzindo a compra de um novo.

4. 4) Transformações

4.1. Avanço da globalização Fim da guerra fria Nova ordem mundial Política econômica neoliberal Crescimento do desempregos e das migrações internacionais.