BIOMEDICINA - ÁREAS DE ATUAÇÃO

Mapa Mental - Biomedicina e suas áreas de atuação. by: BEATRIZ SALES

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
BIOMEDICINA - ÁREAS DE ATUAÇÃO by Mind Map: BIOMEDICINA - ÁREAS DE ATUAÇÃO

1. Análises Clínicas - tem como função realizar técnicas laboratoriais como coletas de materiais biológicos e enviar para análise.

2. Análise Ambiental - realização de análises, auxilia na detectação da poluição, no tratamento da água e do esgoto, além de trabalhar na averiguação bioquímica e microbiológica dos alimentos.

3. Análise Bromatológica - estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico.

4. Anatomia Patológica - lida com o diagnóstico das doenças baseado no exame macroscópico de peças cirúrgicas e microscópicos para o exame de células e tecidos.

5. Auditoria Biomédica - controle e avaliação dos processos que envolvem a gestão de um estabelecimento de saúde.

6. Banco de Sangue - preservar a saúde e bem-estar do doador e minimizar os riscos do receptor adquirir doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue.

7. Biofísica - estuda os processos físicos, bioquímicos e fisioquímicos que ocorrem nos seres vivos, no plano celular, tissular ou dos organismos.

8. Biologia Molecular - tem como campo de estudo as interações bioquímicas celulares envolvidas na duplicação do material genético e na síntese protéica.

9. Bioquímica - é a ciência e tecnologia que estuda e aplica as ciências químicas ao contexto da biologia.

10. Biossegurança - conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade.

11. Citologia Oncótica - estratégia escolhida para o rastreamento precoce do câncer de colo de útero e doenças sexualmente transmissíveis.

12. Coleta de material - é o simples ato de obter amostras em campo.

13. Docência e Pesquisa - habilitações que são voltadas ao ensino e à pesquisa e têm caráter eminentemente não laboratorial.

14. Estética - área de atuação em que o profissional se especializa para lidar com diferentes procedimentos estéticos, que demandem habilidade e conhecimento por serem delicados e invasivos.

15. Embriologia - estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos, ou seja, o processo de formação do embrião a partir de uma única célula, o zigoto, que originará um novo ser vivo.

16. Farmacologia - estuda as propriedades químicas dos medicamentos e respectivas classificações.

17. Fisiologia - estuda o funcionamento do organismo e suas funções mecânicas, bioquímicas e físicas.

18. Genética - estuda os genes, a hereditariedade e a variação dos organismos e a forma como estes transmitem as características biológicas de geração para geração.

19. Hematologia - se dedica ao estudo da fisiologia e patologia do sangue, da medula e dos gânglios linfáticos.

20. Histologia Humana - é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano.

21. Imaginologia - o profissional atua exercendo atividades no produto final dos exames seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas.

22. Imunologia - estuda o conjunto dos mecanismos de defesa do organismo contra antígenos.

23. Indústria e Comércio - atua no desenvolvimento de medicamentos, principalmente no que diz respeito à pesquisa clínica, e também está atuando fortemente no setor de equipamentos laboratoriais, tanto na área da engenharia biomédica (desenvolvimento do equipamento), quanto na venda desses produtos.

24. Informática de Saúde - abrange os processos de Educação, Prática e Pesquisa na área da saúde e os seus desenvolvimentos, podendo manipular e processar dados, informação e conhecimento.

25. Microbiologia de Alimentos - estudam o que ocasiona a deterioração dos alimentos.

26. Microbiologia e Virologia - estuda os vírus e todas as suas propriedades.

27. Parasitologia - estuda os parasitas animais e vegetais e a relação entre parasita e hospedeiro.

28. Patologia - estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo.

29. Perfusão Extracorpórea - operar a máquina extracorpórea em cirurgias torácicas e cardíacas, sendo o responsável pela manutenção das atividades vitais do organismo, durante a realização da cirurgia, e também manter o funcionamento da circulação sanguínea que no momento está sendo operada.

30. Psicobiologia - é a aplicação dos princípios da biologia para o estudo fisiológico, genético, e dos mecanismos do desenvolvimento que afetam o comportamento dos seres humanos e de outros animais.

31. Radiologia - o profissional é responsável por operar equipamentos de diagnóstico por imagem que produzem exames como radiografia, tomografia e ressonância magnética, entre outros.

32. Reprodução Humana - A reprodução medicamente assistida, também chamada procriação medicamente assistida, contempla o uso de diferentes técnicas médicas para auxiliar a reprodução humana.

33. Sanitarista - estuda as doenças capazes de afetar a vida ou a saúde dos cidadãos.

34. Saúde Pública - atua em pesquisas que podem fornecer dados desde o diagnóstico até a descoberta científica para a cura e prevenção de doenças que ainda devastam a população em geral.

35. Toxicologia - estuda a composição química e os efeitos das substâncias tóxicas e dos venenos, bem como o diagnóstico e o tratamento das intoxicações e dos envenenamentos.

36. Acupuntura - consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e tratar problemas emocionais e doenças físicas.