Tópicos de atuação profissional da Biomedicina

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Tópicos de atuação profissional da Biomedicina by Mind Map: Tópicos de atuação profissional da Biomedicina

1. Análises Clínicas

1.1. Realizar análises, assinar e emitir laudos, ser RT, diretor ou proprietário de laboratório, assumir chefias técnicas, processar sangue e derivados.

1.2. Banco de Sangue

1.2.1. Trabalhos específicos relacionados ao processamento industrial e semi-industrial do sangue, realizar os procedimentos técnicos de banco de sangue sob a supervisão de médico especialista.

1.3. Biologia Molecular

1.3.1. Estudo e análise da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, aconselhador genético.

1.4. Genética

1.4.1. Aconselhador genético, realizar e analisar exames cromossômicos e de DNA, realizar teste de paternidade, pesquisar processos de hereditariedade e identificar perfil molecular na perícia criminal.

2. Citologia

2.1. Avaliação citológica de material esfoliativo utilizando técnicas microscópicas.

3. Perfusão

3.1. Operar máquina extracorpórea que substitui temporariamente as funções de órgãos vitais (pulmão e coração) durante procedimento cirúrgico.

4. Embriologia

4.1. Estudo do desenvolvimento pré-natal de embriões e fetos e possíveis alterações relacionadas ao inicio da vida humana.

4.2. Reprodução Humano

4.2.1. Conjunto de técnicas que tem como principal objetivo auxiliar a reprodução humana.

5. Imagenologia

5.1. Realizar atividades em serviço de radiodiagnóstico sob a supervisão de médico rediologista.

6. Acupuntura

6.1. Aplicação de agulha em pontos definidos do corpo (pontos de acupuntura) para se obter diferentes efeitos terapêuticos.

7. Gestão

7.1. Estimular a participação, a autonomia e a responsabilidade dos funcionários para promover a saúde, prevenir, tratar e reabilitar indivíduos doentes.

8. Auditoria

8.1. Acompanhar a qualidade dos procedimentos e servoços de saúde disponibilizados à população seguindo os requisitos estipulados para o setor.

9. Docência/Pesquisa

9.1. Ação ou resultado de ensinar, exercer o magistério/ meio pelo qual procuramos aprofundar o conhecimento sobre algo.

10. Saúde Pública

10.1. Organiza sistemas e serviços de saúde, desenvolve e implementa projetos de prevenção e qualidade de vida, controla incidência de doenças, vigilância sanitária e epidemiológica.

10.2. Sanitarista

10.2.1. Planeja, avalia e organiza sistemas e serviços de saúde focando em controlar a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais.

11. Toxicologia

11.1. Analisa efeitos adversos de substâncias que possam ser tóxicas, realizando estudos, dosagens e diagnóstico de intoxicações.

12. Farmacologia

12.1. Realiza estudos sobre os efeitos dos fármacos no organismo humano e suas interações com outras substâncias a partir do estudo de suas propriedades físicas, químicas e bioquímicas para desenvolvimento de novos medicamentos.