Get Started. It's Free
or sign up with your email address
BIOMEDICINA by Mind Map: BIOMEDICINA

1. Auditoria: é o processo de avaliação de documentos e processos baseados na legislação vigente, para garantir um serviço de saúde adequado. O biomédico auditor identifica pontos críticos na unidade de saúde com base nas normas vigentes, e propõe melhorias, garantindo a padronização e qualidade dos serviços oferecidos.

1.1. Gestão: é um conjunto de atividades relacionadas com os processos de avaliação, incorporação, difusão, gerenciamento da utilização e retirada de tecnologias do sistema de saúde. O gestor é apto a exercer a função de responsável técnico, elaborando, implementando, monitorando a execução e avaliando a efetividade do projeto de gestão.

2. Saúde pública: organizar sistemas e serviços de saúde, desenvolve projetos do ministério da saúde como DST (HIV), doenças crônicas( diabetes, hipertensão, renal crônica etc), tuberculose atendimento domiciliar (cuidadores) , prestar acessória e consultoria em levantamentos estatísticos da população, podendo ainda participar dos conselhos municipais e estaduais de saúde , colaborando nas políticas públicas de saúde

2.1. Sanitarista: Atua em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais .É uma área correlacionada a epidemiologia, vigilância em saúde, e incidência de doenças nas populações.

3. Perfusão: É uma área de muita responsabilidade, o biomédico precisa saber a anatomia e fisiologia do sistema circulatório, para entender os atritos que o sangue tem nas paredes dos vasos . O profissional opera a máquina de circulação extracorpórea, fazendo a substituição temporária dos órgãos vitais( ex : coração e pulmões) e suas atividades durante cirurgias torácicas ou cardíacas, garantindo o funcionamentos da circulação sanguínea. E ao final de cada procedimento cirúrgico, fazer um documento especificando as atividades realizadas

3.1. Banco de sangue Assumir chefias técnicas, assessoramento e executar trabalhos específicos e relacionados ao procedimento semi-industrial e industrial do sangue, correlatos e realizar todos os procedimentos técnicos de banco de sangue, transfusão, infusão de sangue, hemocomponentes e hemoderivados.

4. Farmacologia: estuda o efeito dos fármacos atuais e desenvolve novos fármacos.

4.1. Toxicologia: estuda a interação entre os compostos químicos e os seres vivos, analisa os feitos adversos provocados pelas substâncias, que podem ser tóxicas. Estabelece o uso seguro, prevenção e tratamento.

5. Citologia: estuda doenças a partir da observação e leitura de células obtidas por esfregaço. Pode também realizar a colte de material cervicovaginal.

6. Acupuntura: Biomédico pode lesionar, participar em pesquisa científica na área, além de realizar diagnósticos.

7. Docência e Pesquisa: formar profissionais, ação ou resultado de ensino, exercer o magistério, ministrar aulas. Por enquanto não existe uma resolução em específico que atuam com docente em disciplinas básicas.

8. Biologia molecular: estuda a estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão (DNA, RNA e síntese proteica). O biomédico coleta, analisa, interpretar, assinar laudos e pareceres técnicos. Pode fazer acompanhamento genético.

8.1. Genética: coordena e participa de pesquisa científica, realiza e analisa exames cromossômicas e de DNA, teste de paternidade e identificação de perfil molecular na perícia criminal. Pode ser responsável técnico, consultor, coordenar e atender paciente em programas de aconselhamento genético, elabora é assina laudos.

8.2. Embriologia e Reprodução humana: O biomédico investiga a fertilidade, cuidando de toda a parte laboratorial do tratamentos como fertilização in vitro, inseminação, congelamento de gametas e embriões, etc.

9. Análises clínicas: biomédico realiza coletas de amostras biológicas, trabalhando nos setores de hematologia, microbiologia, urologia, imunologia, etc. Analisa, emite laudos e assume chefias técnicas.

10. Imagenologia: biomédico opera o equipamento, define protocolos, administra contraste, PACS, RIS e atua no processamento de imagens médicas.