Formação do Brasil & Unidade Nacional

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Formação do Brasil & Unidade Nacional by Mind Map: Formação do Brasil & Unidade Nacional

1. O Pacto Colonial foi aplicado no Brasil, através de Portugal e Espanha, durando cerca de 3 séculos alimentando a Ásia Menor.

2. O fim do exclusivismo colonial para Portugal pode ser dividido em dois partes: a foi 1ª Tratado de Methuen e a 2ª foi a Invasão Napoleônica (combinada a outros grandes fatores).

3. O Tratado: Através do Tratado, Portugal ganhou proteção militar e politica mas renunciou a sua exclusividade, concedendo aos ingleses liberdade de mercado e transporte de mercadorias.

4. Para a Inglaterra foi um impulso econômico, já que a mesma obteve parte do controle do ouro brasileiro o que a tornou o principal centro financeiro de toda a Europa.

5. O Marquês de Pombal, inspirado por Montesquieu (L'espirit des lois) usou a legislação portuguesa para criar 6 normas, como forma de organizar a prática do exclusivismo colonial.

6. 6 - Todo governo que compactua com o ato de comércio estrangeiro, pratica uma politica destrutiva.

7. 1 - As colônias são totalmente dependentes de seus fundadores.

8. 2 - O comércio e agricultura são exclusivos de seus fundadores.

9. 3 - Aos fundadores pertencem os frutos do comércio, agricultura e navegação das colônias.

10. O exclusivismo colonial, desencadeou em arbitragens das contestações coloniais. Um exemplo disso foi Portugal e Espanha que criaram o Tratado de Tordesilhas, grande responsável pelo "descobrimento" do Brasil.

11. O exclusivismo colonial já era praticado por Portugal e outras metrópoles europeias, porém somente em 1776 foi criada uma definição para a prática.

12. O mercantilismo foi uma das maiores ferramentas para a atual prosperidade dos países.

13. Outra lei garantia o direito de explorar e apropriar-se de recursos de suas colônias. Colecionando assim riquezas e deixando suas colônias na pobreza.

14. 4 - As colônias não devem ter recursos os suficiente para emancipar-se de suas metrópoles.

15. 5 - O comércio com estrangeiros configura furto e é punível pela lei de seus soberanos.

16. Definido por Pierre Deyon, o mercantilismo: "É a doutrina e a prática econômica dos Estados nacionais no período que vai do seculo XV ao século XVIII.

17. O principal sistema econômico utilizado durante o período colonial foi o Pacto Colonial.

18. O Pacto Colonial consistia em leis e normas, que as metrópoles impunham sobre suas colonias. As leis garantiam que as colônias comprassem e vendessem apenas produtos de suas metropóles.

19. Para Portugal, o Tratado foi destrutivo, eles abandonaram sua exclusividade colonial, dando acesso grande parte das riquezas a Inglaterra, o que desestabilizou sua economia.