Plano Nacional da Educação

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Plano Nacional da Educação by Mind Map: Plano Nacional da Educação

1. Na prática, nem todo município possui escolas capazes de disponibilizar esse tipo de curso. Entretanto, o acesso à formação é um direito garantido. Assim, caso a cidade já possua a infraestrutura, o Plano deve considerar o aumento das vagas — mas a responsabilidade direta não é da prefeitura. Nesse caso, é preciso que haja compromisso das autoridades estadual e federal para a consolidação das metas do Plano Nacional de Educação. Os municípios que não possuem essa condição têm duas alternativas. A primeira é contemplar essa meta no Plano e buscar parcerias para viabilizar a iniciativa. A segunda (quando não existe a possibilidade de garantir essa oferta) consiste em apoiar os moradores, facilitando o acesso ao ensino a distância (EaD) ou a cursos em outros municípios próximos.

2. Quais são as metas do PNE ?

2.1. Educação Infantil

2.2. Ensino Fundamental

2.3. Ensino Médio

2.4. Educação Inclusiva

2.5. Alfabetização

2.6. Educação integral

2.7. Aprendizado adequado na idade certa

2.8. Escolaridade média

2.9. Alfabetização e alfabetismo de jovens e adultos

2.10. EJA integrada á Educação Profissional

2.11. Educação profissional

2.12. Educação Superior

2.13. Titulação de professores da Educação Superior

2.14. Pós-graduação

2.15. Formação de professores

2.16. Formação continuada e pós-graduação de professores

2.17. Valorização do professor

2.18. Plano de carreira docente

2.19. Gestão democrática

2.20. Financiamento da educação

3. Quantos o Brasil investe em educação atualmente

3.1. 6,0% do produto inverno Bruto (PIB) 10% do PIB até 2024.

4. O PNE é do governo federal ?

4.1. É um projeto que envolve Responsabilidades comportilhadas entre a união, Os estados e municípios.

5. De onde Virá o Dinheiro Para suatenta esse Investimento

5.1. Uma das principais fontes de recursos são os royalties do petróleo. Uma lei sancionada em 2013 estabelece que 75% desses valores e 50% do Fundo Social do Pré-Sal sejam designados à educação. Mas, de fato, governo federal também deve buscar novas alternativas para garantir o sucesso do PNE.

6. O que é custo Aluno-Qualidade inicial ?

6.1. O Plano Nacional de Educação estabelece que, até 2016, será implantado o conceito de Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi), um valor de investimento mínimo per capita para garantir a qualidade do ensino de cada etapa da educação básica. Esse indicador terá como base um conjunto de padrões estabelecidos na legislação educacional e será calculado por meio dos gastos com os insumos indispensáveis ao processo de ensino-aprendizagem.

7. Haverá aumento do número de Vagas no ensino superior?

7.1. Uma das metas do plano é exatamente elevar a taxa de matrículas na educação superior, envolvendo principalmente a população entre 18 a 24 anos. Em relação a esse tópico, vale ressaltar que 40% das novas matrículas devem acontecer em escolas públicas de ensino.

8. O dinheiro do PNE poderá ser investido na educação privada?

8.1. O Plano Nacional de Educação também prevê investimento na educação privada, já que define estratégias direcionadas ao aumento de matrículas no ensino superior, a ampliação do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) e do Programa Universidade para Todos (ProUNI). Para garantir a evolução do número de matrículas na educação profissional, o Plano contempla um aumento na oferta de financiamento estudantil disponibilizado em instituições particulares.

9. O salário dos professores vai aumentar ?

10. E se o município não oferece ensino superior nem cursos profissionalizante ?

10.1. A previsão é que o salário dos docentes aumente gradativamente. Algumas metas do Plano estão vinculadas justamente à valorização do professor e do magistério e à capacitação da carreira de docentes. Um dos objetivos é igualar o rendimento médio dos profissionais das redes públicas de educação básica ao dos profissionais de outras áreas, com escolaridade correspondente.

11. O MEC possui algum Programa de apoio aos municípios ?

11.1. Há um conjunto de iniciativas, ações, programas e políticas do MEC que servem para apoiar a conquista das metas previstas no Plano Nacional de Educação. O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE), o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (PRONATEC) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB) são apenas alguns exemplos.

12. Meta de investimento.

12.1. A meta é ampliar o investimento em educação pública de maneira a atingir 7% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2019 e 10%, até o final do programa.

13. O que é Plano Nacional de Educação

13.1. Diretrizes,metas e estratégia Que devem reger as iniciativas Na área da educação.