As glândulas endócrinas produzem hormônios e os liberam diretamente na corrente sanguínea.

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
As glândulas endócrinas produzem hormônios e os liberam diretamente na corrente sanguínea. by Mind Map: As glândulas endócrinas produzem hormônios e os liberam diretamente na corrente sanguínea.

1. Ovários Os ovários representam as gônadas femininas. Os principais hormônios produzidos são o estrógeno e a progesterona. Estrógeno: responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. Ele prepara o útero para uma possível gravidez. Progesterona: atua no ciclo menstrual e no útero.

2. Glândula Tireoide A tireoide é uma das maiores glândulas do corpo humano, encontrada na região do pescoço. A tireoide libera três hormônios: Triiodotironina (T3) e Tiroxina (T4): Dois hormônios relacionados e que apresentam iodo em sua composição. A maior parte do iodo é obtida da alimentação. Eles aceleram o metabolismo celular e consequentemente, aumentam o consumo de oxigênio e a produção de calor. Calcitonina: Diminui os níveis sanguíneos de cálcio e fosfato, o que provavelmente acelera a absorção de cálcio pelos ossos. A tireoide também está relacionada com o Hipertireoidismo e Hipotireoidismo. O hipertireoidismo é o funcionamento exagerado da tireoide. Essa situação acelera todo o metabolismo do corpo e a pessoa emagrece por gastar mais energia. O hipotireoidismo ocorre quando a tireoide trabalha menos e produz menos tiroxina. O metabolismo torna-se mais lento e pessoa gasta menos energia, com tendência a engordar.

3. Testículos Os testículos representam as gônadas masculinas, que produzem os hormônios sexuais masculinos e os espermatozoides. Eles são duas glândulas de forma oval, que estão situadas na bolsa escrotal. O principal hormônio produzido é a testosterona, responsável pelo aparecimento das características sexuais secundárias masculinas, como os pelos, modificações da voz, etc.

4. As glândulas fazem parte do Sistema Endócrino e podem ser classificadas em três tipos: * Exócrinas: Lançam os seus produtos para fora do corpo, através de ductos. São glândulas de secreção externa. Exemplos: glândulas mamárias, sudoríparas e sebáceas. * Endócrinas: Lançam os seus produtos na corrente sanguínea. São glândulas de secreção interna. * Mistas ou Anfícrinas: Atuam ao mesmo tempo como glândulas exócrinas e endócrinas. Exemplo: pâncreas.

5. As principais glândulas endócrinas do corpo humano são: Hipófise A hipófise é considerada a glândula mestre do corpo. Ela é uma pequena glândula, aproximadamente do tamanho de uma ervilha, localizada na base do encéfalo. A hipófise é dividida em duas partes: a anterior ou adeno-hipófise e a posterior ou neuro-hipófise.

5.1. I

6. Pâncreas O pâncreas é uma glândula mista. A porção endócrina do pâncreas secreta os hormônios insulina e glucagon, que se encontram em estruturas chamadas Ilhotas de Langerhans e são lançados diretamente nos vasos sanguíneos do pâncreas. Insulina: Hormônio responsável por diminuir o nível de glicose no sangue. Glucagon: Estimula o fígado a degradar glicogênio e liberar glicose quando o corpo precisa de energia.

7. Glândula Pineal A glândula pineal é pequena, com formato oval e localiza-se entre os hemisférios cerebrais. As funções da glândula pineal ainda são bastante controversas para a medicina. Uma de suas funções conhecidas é secretar o hormônio melatonina, um dos responsáveis pelos ciclos de sono.

8. Glândulas Supra-Renais As glândulas supra-renais ou adrenais possuem formato piramidal e localizam-se acima de cada rim. Os hormônios produzidos pelas glândulas supra-renais são a adrenalina e a noradrenalina. Os dois atuam de modo independente. Adrenalina: A adrenalina serve como um mecanismo de defesa do organismo, preparando-o para uma situação de emergência. É responsável por elevar o nível de glicose no sangue. Noradrenalina: Hormônio relacionado com o raciocínio e emoções. A ação da noradrenalina no corpo é manter a pressão sanguínea em níveis normais.