Bioenergética

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Bioenergética by Mind Map: Bioenergética

1. 1 MET = 3,6 mL O2/Kg/min ou 1 MET = 1,08 Kcal/Kg/h

2. Lactato: Importante para o ciclo de Cori, em grandes quantidades, o mesmo vai para a corrente sanguínea, transportado para o fígado, onde pelo ciclo de Cori, o mesmo é convertido em Piruvato, onde o mesmo pede ir para a via oxidativa, ou para a Gliconeogênese.

3. Combustíveis: CHO , PTN , LIP

4. Via anaeróbias: Quebra de Fosfocreatina e Degradação de Glicose ou Glicogênio

4.1. Quebra de Fosfocreatina: Pequeno Armazenamento; Produção mais rápida de ATP; Catalisada pela enzima creatina quinase. Gera muita energia em um curto intervalo de tempo.

4.2. Via Glicolítica: Produzem 2 moléculas de ATP; Glicólise Aeróbica: Piruvato; Anaeróbica: Piruvato se transforma em Lactato; Produz energia através do NADH e FADH;

4.3. Glicólise Anaeróbica: Via rápida de fornecimento de energia; Não precisa da presença de Oxigênio; De grande contribuição em exercícios intensos; Formação de Lactato no produto.

5. Vias Aeróbias: Formação Oxidativa através de CHO e Lipideos.

5.1. Produção Aeróbica: Acontece dentro da mitocôndria (Obrigatoriamente); Ocorrerá o ciclo de Krebs; Inicialmente pelo Acetil-CoA, obtido pela quebra do CHO e de LIP, onde obterá NAD e FAD, para a produção de ATP,; Leva-se muito tempo devido ao número de reações.

6. Lipólise e Oxidação de Gorduras

6.1. Lipólise: Quebra da Gordura, que seria transformar o Triglicerídeo e liberar ácido Graxo livre e Glicerol.

6.2. Oxidação de Gordura: Quebra da gordura com o objetivo de obtenção de energia.

7. Mitocôndria é aumentada devido ao exercício físico, sendo assim aumenta a captação de carnitina.

7.1. Lançador de Carnitina, transfere Ácidos Graxos do Citoplasma para o interior da Mitocôndria, para que ocorra a oxidação dos mesmos.

8. Reserva Energética de CHO e Lipídeos

8.1. CHO: 60G de Glicogênio Hepático equivalente a 240 Kcal; 10G de Glicose sanguínea equivalente a 40 Kcal; 350G de Glicogênio Múscular equivalente a 1400 Kcal.

8.2. LIP: Adipócitos = 14KG equivalente a 107800 Kcal; Músculo = 500G equivalente a 4500 Kcal.

9. Exercício de Alta Intensidade, precisa-se de uma maior contribuição de CHO, pois demanda mais energia, assim a utilização de gordura é menor.

9.1. Exercício de Baixa Intensidade, maior utilização de Gordura, devido não precisar de maior necessidade de Energia.

10. Volume de Oxigênio Máximo: Volume Máximo que um indivíduo consegue transportar e metabolizar durante o exercício físico.

10.1. Variável que reflete a capacidade aeróbica de um indivíduo.

11. Equivalente Metabólico (MET)

11.1. 1 MET equivale a média do consumo de oxigênio de um adulto em repouso. Medida da intensidade do exercício, ou seja quantas vezes ele é superior ao consumo em repouso.