Sucessão ecológica

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Sucessão ecológica by Mind Map: Sucessão ecológica

1. A sucessão ecológica é dividida em 2 tipos, a Primária e a secundária

1.1. Primária: Ocorre quando não possuam uma comunidade instalada no local, e que não há formas de vida, dentre os exemplos: rochas, dunas e poças de lava vulcânica recém-solidificada.

1.2. Secundária: Ocorre em locais que já tiveram vida com condições favoráveis mas em função de algo, Nesse caso, o desenvolvimento de uma nova comunidade já conta com a presença de matéria orgânica, uma vez que a biota original foi apenas parcialmente alterada. Ex: a ilha krakatoa

2. Podemos estabelecer que a sucessão ecológica é dividida em 5 fases

2.1. Nudacão: É quando o processo de perturbação da uma área desprovida de vida.

2.2. Migração: esse processo ocorre após a nudacão, é o momento que pequenos procedimentos de VIDA começam a se instalar.

2.3. Ecese: Momento que surgem as primeiras plantas

2.4. Sere ou seral: Quando outras espécies mais complexas começam a se localizar no local e essas espécies são chamadas de comunidades secundárias.

2.5. Concorrência: É vida ou morte, espécies que se concentram no local lutam por comida.

2.6. Reação: As espécies que garantem seu lugar, se localizam em pontos específicos

2.7. Estabilidade: É o momento de calma onde o Ecossistema está estabelecido e as espécies se multiplicam e a manutenção das mesmas é exercido.

3. Chegamos à etapa que chamamos de Clímax, nesse ponto ele irá ocorrer até que a comunidade esteja estável.

3.1. Tipos de clímax.

3.1.1. Clímax transitório: Quando a comunidade é atingida em um determinado tempo e é esperado um evento de perturbação no local

3.1.2. Clímax Cíclico: Quando as comunidades presentes revezam entre si pela permanência em um habitat, possuindo, dessa forma, uma permanência cíclica, assim uma necessita da outra para permanecer em conjunto.