Lev Semenovich Vygotsky

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
Lev Semenovich Vygotsky by Mind Map: Lev Semenovich Vygotsky

1. – Aprendizagem por descoberta – Prontidão para a aprendizagem – Diferenças individuais

2. • três Princípios da teoria de Piaget

3. Porque é importante a Teoria de Piaget

3.1. • Capta as grandes tendências do pensamento da criança

3.1.1. Encara as crianças como sujeitos ativos em sua aprendizagem

3.2. Piaget - Implicações na Educação

4. A adaptação toma duas formas:

4.1. – Assimilação – Acomodação

5. O que é o pensamento para Piaget?

5.1. O que seria o pensamento para Piaget?

5.1.1. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo consiste em adaptações às novas observações e experiência.

6. Conhecimento Social

6.1. – ( Conhecimento adquirido através das interações da linguagem, palavras matemáticas, convenções morais)

7. Conhecimento Lógico-matemático

7.1. Construção mental de relações

8. Conhecimento Físico

8.1. Conhecer os atributos dos objetos – Concreto e observável

9. Existem 2 aspectos principais nesta teoria

9.1. 1. O processo de conhecer e 2. Os estádios/ etapas pelos quais nós passamos à medida que contraímos essa agilidade. A formação de Piaget como biólogo influenciou ambos os aspectos desta teoria.

9.1.1. Como biólogo, Piaget ficava interessado em como é que um organismo se adapta ao seu ambiente (ele apresentou esta capacidade como inteligência) O comportamento é controlado através de preparos mentais denominados aos “esquemas”, que o sujeito utiliza para representar o mundo e para designar às dicções.

10. Apontava o ser humano dos outros animais era a sua capacidade de ter um pensamento simbólico e abstrato.

10.1. Piaget acreditava que o amadurecimento biológico estabelece as pré-condições para que o desenvolvimento cognitivo. As mudanças mais significativas são mudanças qualitativas (em género) e não qualitativas (em quantidade).

11. Teorias de Piaget e Vygostsky

11.1. • Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do séc. 20 na área da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que

12. A Visão de Vygotsky sobre o papel do professor e a escola.

12.1. Os conceitos de Vygotsky percebidos no contexto educacional nos permitem perceber a escola como o local onde há intencionalidade na intervenção pedagógica e que isso promove o processo de ensino-aprendizagem. Nesse ínterim, o professor interfere objetivo, intencional e diretamente na zona de desenvolvimento proximal. O aluno é percebido como aquele que aprende os valores, linguagem e o conhecimento que seu grupo social produz a partir da interação com o outro, no caso, o professor.

13. A Internalização

13.1. A internalização é relacionada ao recurso da reprodução onde a criança apropria-se da fala do outro, tornando-a sua. “Acontece no processo de socialização, porque no momento da relação com o adulto, a criança reconstrói muitas formas culturais e o pensamento assim como as significações e os usos das palavras que constitui com ela dividida”, ou seja, essa socialização ocorre no dia-dia, através da fala que constrói com o adulto, a qual expressa o que foi internalizada a partir da ação dos indivíduos entre os objetos e entre os outros sujeitos, pois é esse o meio de comunicação entre os indivíduos para a troca de experiências. Este processo é importantíssimo para o desenvolvimento do funcionalismo psicológico humano, porque ele compreende uma atividade externa que deve ser mudada para se tornar uma atividade interna, é interpessoal e se torna intrapessoal.

14. É a intervenção de signos na semelhança do homem com o psiquismo de outros homens. De acordo com Vygotsky, quando as crianças nascem-na interação com o ambiente externo de uma maneira típica e peculiar. A forma mais simples de relação do homem com esse ambiente pressupõe uma relação direta de (estímulo-resposta), como por exemplo, a sucção do seio materno ou a retirada inesperada da mão de uma superfície quente.

14.1. A significação implica a criação e o uso de signos de lado a lado dos quais se constroem novas conexões cerebrais. Assim, a partir dos processos mentais elementares que constituem uma base, opera-se o aumento mental superior através da mediação semiótica.

15. Mediação semiótica

16. É quando a comunicação engloba elementos do entorno da criança, e tem como finalidade apenas a comunicação com os adultos- Fala Egocêntrica- Quando a criança não tem como prioridade ser ouvido pelo adulto, porém por não saber expressar sua fala apenas para si, expressa com altissonância. Fala Interior- Quando é atingida a potencialidade da reflexão.

17. Fala Social ou Exterior

18. Nesse momento o vocabulário da criança Começou a ser mais enriquecido, elas passa a questionar mais adquirindo vários conhecimento o que lhe intriga, e sua linguagem e pensamento passa a ser internalizados.

19. Analisando as crianças, Vigotsky

19.1. Vigotsky analisou que elas passam por similar processo, por volta de dois anos de idade essas duas vertentes se unem originando a linguagem intelectual e o pensamento verbal.

20. aos passos que percebeu que os primatas também utilizam algumas expressões faciais, gritos e urros como forma de comunicação, a isto o teórico denominou “Pensamento pré-verbal”.

20.1. “Linguagem pré-intelectual”

21. nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 38 anos. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente.