IDADE DOS METAIS

Mapa mental sobre Idade dos Metais, um dos períodos da Pré-História.

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
IDADE DOS METAIS von Mind Map: IDADE DOS METAIS

1. Último período da Pré-História que foi de 5000 a.C à 4000 a.C.

2. Subdividido em três partes: idade do Cobre, idade do Bronze e idade do Ferro.

2.1. 1. Idade do Cobre

2.1.1. (3.300 - 1.200 a.C)

2.1.1.1. É chamado também de período Calcolítico porque o primeiro metal a ser manuseado foi o cobre.

2.1.1.2. Foi importante pois significou uma marca na transição da Idade da Pedra para a Idade dos Metais, além de ser um período da descoberta de processos metalúrgicos (fundição).

2.1.1.3. É possível que esse período de transição tenha ocorrido antes do ponto que marca o início da Idade dos Metais, por volta de 5.000 a.C. A Idade do cobre é uma divisão recente feita na história humana, pois ela era considerada como parte da Idade do bronze, que vem em seguida.

2.1.1.4. Objetos confeccionados: Artefatos domésticos como potes, copos, vasilhas e facas; Armas que facilitavam a caça como lanças, facões e machados; Armas de guerra como espadas e escudos; Objetos artísticos como estatuetas e máscaras; Ferramentas agrícolas como enxadas, arados e charruas.

2.2. 2. Idade do Bronze

2.2.1. (3.300 - 700 a.C)

2.2.1.1. Ao misturar o cobre com outros metais, como o estanho ou arsênio, foi possível produzir o bronze. A época que essa técnica foi aplicada amplamente ficou conhecida como Idade do bronze, que começou por volta de 3.300 a 3.150 a.C.

2.2.1.2. A fundição desse metal era igual ao do cobre, e acredita-se que tenha sido descoberto de forma acidental (ao se misturar cobre contaminado por estanho ou arsênio), e então ter continuado a ser produzido por apresentar características diferentes.

2.2.1.3. O bronze passou a fazer parte das transformações culturais e artísticas pois começaram a ser produzidos bastante sofisticadamente para a época. Suas técnicas de fundição e seu forno, com paredes de pedra, eram mais elaborados.

2.3. 3. Idade do Ferro

2.3.1. (1.200 a.C. - 1.000)

2.3.1.1. O início desse período é um pouco incerto, e pode ser datado entre 2.100 a 1.900 a.C. até 1.200 a.C. Há imprecisão sobre as datas porque é um metal de fácil extração do solo, ao contrário do bronze, que é formado por uma técnica de mistura de metais complexa.

2.3.1.2. De todo modo, o ferro teria substituído uma série de ferramentas feitas de cobre e proporcionou instrumentos com maior dureza. Mas, além do ferro, já eram utilizadas nas ferramentas o ouro e a prata. Esse período marca o fim da Idade dos Metais, por volta de 586 a.C.

2.3.1.3. Portanto, a introdução dos metais e das consequentes técnicas para manejá-los proporcionou uma grande transformação cultural e econômica nas sociedades humanas. Esse é um importante aspecto da história da humanidade que ainda é objeto de estudo de disciplinas como a Arqueologia.

3. Metalurgia

3.1. Metalurgia: foi uma fase caracterizada pela criação dos primeiros utensílios de metais que deu consequência ao desenvolvimento das indústrias metalúrgicas e siderúrgicas.

4. Agricultura Intensiva

4.1. O metal possibilitou aos seres humanos o abandono das ferramentas de pedra pelo aperfeiçoamento de novas ferramentas agrícolas, favorecendo principalmente a agricultura.

4.1.1. Fora no período anterior, Neolítico, que a Revolução Agrícola aconteceu. Mas ela evoluiu e se tornou intensiva pelo uso dos metais nos utensílios de plantação.

5. Escambo

5.1. A prática de trocas foi muito marcante durante a Idade dos Metais. Mas mais que isso, trocas começaram a ser realizadas a base de moedas (inicialmente de bronze), um material resistente e pequeno para intermediar as transações comerciais.

5.1.1. O comércio já existia o comércio no período Neolítico, mas ainda era realizado a base de trocas. Porém, no período dos Metais, a prática da cunhagem em moedas fortaleceu o comércio em si.

6. Cidades

6.1. Com a produção de armas para caça e luta, conquistou-se mais povos e expandiu-se maior território. Em consequência do grande crescimento populacional, surgiram as primeiras cidades-estados, os centros urbanos e os reinos com poder centralizador. Ou seja, houve desenvolvimento de sociedades mais complexas.

6.1.1. Diferenças sociais e de trabalho: passando de povoado à cidade, obtivera-se a necessidade de novas divisões de trabalho e novas funções, como os sacerdotes e guerreiros.

7. Outras invenções:

7.1. Barco à vela, roda e o arado.

8. Fontes: Idade dos Metais: resumo completo do período histórico https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/historia/idade-dos-metais https://www.todoestudo.com.br/historia/pre-historia https://www.suapesquisa.com/prehistoria/idade_cobre.htm#:~:text=A%20Idade%20do%20Cobre%20%C3%A9,utilizado%20pelos%20homens%20pr%C3%A9%2Dhist%C3%B3rico. https://www.vestmapamental.com.br/historia/pre-historia/ https://youtu.be/WEUZ3zhzXhs https://www.youtube.com/watch?v=ym5aER-r2tI&t=320s https://youtu.be/ym5aER-r2tI https://youtu.be/IAzZ9HXA2xw https://youtu.be/tRimiGnbIRU