Conceitos de verbos e Predicados

Jetzt loslegen. Gratis!
oder registrieren mit Ihrer E-Mail-Adresse
Conceitos de verbos e Predicados von Mind Map: Conceitos de verbos e Predicados

1. Verbos

1.1. verbos intransitivos

1.1.1. São verbos que possuem predicações completas, então esse verbo poderia terminar uma frase. Exemplos: "Ele mereceu" ou "Maria correu"

1.2. verbo transitivo direto

1.2.1. Verbos transitivos diretos (VTD) são verbos que precisam de uma continuação e um predicado, em seguida, para fazer sentido. Exemplo: "ganhei uma garrafa", se fosse somente "ganhei" não faria sentido.

1.3. verbo transitivo indireto

1.3.1. Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido. O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas De quê? Para quê? De quem? Para quem? Em quem? Exemplos: "Eu acredito em você" seria acreditar em quem?

1.4. verbo transitivo direto e indireto

1.4.1. Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos, um que seja um complemento sem preposição e outro com preposição. Exemplo: "Dei um lápis ao meu amigo"

2. predicado

2.1. predicado nominal

2.1.1. O predicado nominal indica estado ou qualidade de algo, sendo formado por um verbo de ligação e o predicativo do sujeito Exemplo: "O Augusto é legal" legal = predicado nominal

2.2. predicado verbal

2.2.1. O predicado verbal é quando o núcleo do predicado é um verbo ou uma locução verbal. Exemplo: "Brinquei com meu amigo ontem". Possui o predicado voltado ao "brinquei"

2.3. predicado verbo-nominal

2.3.1. É um predicado que tem dois núcleos, um verbal e outro nominal. Exemplo: "saíram da aula alegres". Sendo "aula" o nominal e "alegres" o verbal.