Начать. Это бесплатно
или регистрация c помощью Вашего email-адреса
Dissertação создатель Mind Map: Dissertação

1. Tipo de texto muito presente nas redações de concursos e vestibulares.

2. Para avaliar a linguagem e a forma como o candidato organiza suas ideias, e saber se ele possui senso crítico e habilidade de argumentação.

3. O gênero dissertativo tem como objetivo expor acontecimentos e debater o tema.

4. Estrutura do texto dissertativo argumentativo:

4.1. Introdução: Parte do texto em que você vai apresentar o tema a ser discutido. Abertura do texto, expor o problema e preparar o leitor sobre o que está por vir no seu texto.

4.2. Desenvolvimento: Trazer elementos que enriqueçam a discussão, como argumentos, exemplos concretos, dados estatísticos que comprovem a sua ideia, mas sempre de maneira muito clara, objetiva, coerente e coesa.

4.3. Conclusão: Parte do texto em que você fará o desfecho. Pode ser a partir de um resumo de ideias discutidas ou com a apresentação de medidas a serem adotadas em relação ao tema.

5. Tipos de dissertação:

5.1. Dissertação expositiva – Expõe um tema que estão na mídia, jornais, revistas que já é de conhecimento das pessoas. O objetivo é expor o texto para o leitor com o objetivo de que ele reflita e encontre sua conclusão.

5.2. Dissertação argumentativa – Apresentar sua opinião sobre o tema e defender um ponto de vista a partir de argumentos com exemplos concretos. Sempre em terceira pessoa do singular ou plural

6. Como a redação é cobrada no vestibular?

6.1. Nem todos os vestibulares apresentam o mesmo tipo textual.

6.2. A dissertação argumentativa e a carta argumentativa são as mais cobradas.

6.3. Há também vestubulares que cobram o formato narrativo na redação.

7. Como fazer uma dissertação argumentativa?

7.1. Passo 1: informar ao leitor de forma clara qual é o tema da sua redação;

7.2. Passo 2: logo depois, defina qual é seu posicionamento e coloque-o ainda no primeiro parágrafo. Essas informações devem estar presente no início do texto;

7.3. Passo 3: durante os parágrafos de desenvolvimento, defender o seu posicionamento diante desse tema, apresentando as razões para pensar dessa maneira;

7.4. Passo 4: após apresentar os argumentos, usar exemplos concretos para evidenciar as questões levantadas. Apresentar dados estatísticos e casos veiculados pela mídia para exemplificar;

7.5. Passo 5: você tem duas opções para fazer a conclusão: Você pode apresentar uma solução ao problema, chamado de proposta de intervenção.

7.5.1. Pode reforçar o ponto de vista apresentado na introdução (sua tese), dando força mais uma vez para seu posicionamento.

7.5.2. Procure utilizar apenas um parágrafo para a conclusão.

8. O que não fazer em uma redação dissertativa argumentativa?

8.1. Não estabelecer diálogo com o leitor;

8.2. Não coloque o pronome “eu” na dissertação;

8.3. Não coloque frases como “Eu acho que”, “Eu acredito que”;