Dissertação

Начать. Это бесплатно
или регистрация c помощью Вашего email-адреса
Dissertação создатель Mind Map: Dissertação

1. Definição

1.1. É um texto que há a apresentação de um tema central, que é acompanhado de informações , dados científicos e levantamentos, com o intuito de defender a sua ideia inicial, que normalmente são importantes para o âmbito social. Com o objetivo de fazer com que o leitor reflita sobre o tema.

2. Características

2.1. 1. Formalidade e norma culta

2.2. 2. Análise crítica do texto

2.3. 3. Discussão dos argumentos

2.4. 4. Apresentação do ponto de vista

3. Estrutura

3.1. 1. Introdução

3.1.1. Na introdução, deve conter brevemente todos os elementos da sigla ATAC ( ancoragem, tese, argumentação e conclusão), com o foco específico na ancoragem e em sua tese, fazendo com que o leitor seja inserido ao seu texto e instigado a lê-lo.

3.2. 2. Desenvolvimento

3.2.1. nessa parte do texto é que se desenvolve a argumentação por meio de opiniões, dados, levantamentos, estatísticas, fatos e exemplos sobre o tema, a fim de que sua tese seja bem defendida.

3.3. 3. Conclusão

3.3.1. Esta etapa é para apresentar suas últimas considerações sobre tudo que foi expresso ao longo da dissertação. Aqui você deve definir seu posicionamento dentro do texto e fazer uma espécie de resumo das ideias mais importantes que foram apresentadas.

4. Tipos

4.1. 1. Argumentativa

4.1.1. Nesse tipo, a intenção é persuadir o leitor e convencê-lo da ideia central, a partir de argumentação, exemplos, fatos, etc.

4.2. 2. Expositiva

4.2.1. Nesse tipo de dissertação, é utilizado a exposição de ideias, conceitos, teorias sem necessariamente tentar persuadir ou convencer o leitor.

5. Dicas

5.1. Evite repetir ideias

5.2. Exemplifique seus argumentos, mas sem exagero

5.3. Seja capaz de identificar pontos positivos e negativos sobre a questão

5.4. Faça uma análise do problema, mas de forma direta